MãePaulistana

Desafio

Treinar e capacitar equipes de enfermeiros do CallCenter AlôMãe (programa MãePaulistana).

Por conta da alta rotatividade e melhoria de processo de treinamento no Callcenter que entra em contato com as Mães, surgiu a necessidade de um Ambiente Virtual que capacitasse os funcionários a avaliasse o nível de conhecimento adquirido.

Solução

Com adesão do Moodle as equipes foram treinadas e capacitadas, e um tema Moodle foi desenvolvido com a proposta de design do projeto MãePaulistana. A gestão de competências por funcionário permite o controle de conhecimento por parto do Gestor, facilitando a realocação de recursos no Callcenter.


O Programa AlôMãe – MãePaulistana consiste em uma Central de Tele Atendimento na área de saúde, que conecta as mães e suas famílias a uma equipe de enfermeiros especializados em obstetrícia, prontos para oferecer orientações, atendimento de partos ou emergências, 24 horas por dia.


Apresentação

Os cursos para treinamento foram dispostos conforme proposta da Designer Instrucional. No caso a aba “Apresentação” familiariza os alunos (funcionários) com o tema do curso e apresentar o roteiro.

Aula

A “Aula” contêm vídeos, textos em formato livro e outros conteúdos para capacitar o aluno.


Aula - Recurso Livro

Uma parte da aula, utilizando o recurso Livro que permite distribuir o conteúdo em capítulos, incluir imagens e outros recursos didáticos.


Referências Complementares

Artigos científicos sobre o tema e outros materiais complementares que foram selecionados para estudo.


Comunidade de Prática

Links para Comunidades Sociais que discutem e fornecem conhecimento referente ao tema do Curso.


Atividade Final

Finalização do Curso, o aluno deve fazer o exercício com base no estudo do conteúdo obrigatório disponível na aba “Aulas” e nos materiais complementares disponíveis no AVA, bem como na pesquisa de outras fontes selecionadas pelo aluno.


Exercício Final

Tela do questionário de avaliação do aluno.

O Moodle foi implantado no Programa Alô Mãe, da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, para capacitação das enfermeiras (tele-orientadoras) com objetivo de padronizar o atendimento da Central de Atendimento para Gestantes e seus bebês. O projeto está em continuo desenvolvimento cumprindo plenamente suas expectativas.

Mario Gomes

Coordenador, Programa Alô Mãe - Mãe Paulistana - Prefeitura de São Paulo

↓