Na versão 2.7 do Moodle foi lançado um novo editor de textos para as ferramentas de publicação de conteúdo do Moodle, aqui nesse post iremos apresentar as novidades do editor e como utilizar as ferramentas que agilizam e facilitam a composição do seu texto no editor Atto.
Apresentação do Editor Atto
O objetivo da comunidade Moodle em disponibilizar uma nova ferramenta para redigir os textos vem da constante necessidade em utilizar dispositivos móveis para navegar nos sites, facilidade de uso da interface para usuários leigos em conhecimentos técnicos de HTML, e inclusão social com ferramentas de Acessibilidade para pessoas que precisam de leitores de tela.
Como utilizar o Editor Atto
A barra de ferramentas e algumas funcionalidades foram reformuladas e melhoradas.
Abaixo será explicado cada botão e como configurar o seu texto.
Botão “Mostrar mais ou menos Botões”
Esse botão ativa a visibilidade de toda a barra de ferramentas do editor, quando desativado apresenta somente as funções mais corriqueiras.
Ao clicar, uma lista de opções de cabeçalhos aparecerá, selecione o tipo de cabeçalho que deseja para o texto selecionado no seu editor. Cabe lembrar que a opção “Parágrafo” é o texto normal, sem alteração de destaque e tamanho. A opção “Pré formatado” exibe o texto/parágrafo envolto por uma caixa, semelhante a uma citação.
Botão “Negrito”
O texto fica com a fonte mais grossa, e consequentemente com mais destaque.
Botão “Itálico”
A fonte do texto fica inclinada, geralmente utilizada em palavras estrangeiras e citação de algum título.
Botão “Lista não ordenada”
Utilizada para listar itens, frases ou parágrafos. Que não precisem de ordenação.
Utilizada para listar itens, frases ou parágrafos sequencialmente. Os itens são sequenciais e numerados para facilitar a identificação.
Botão “Link”
Ao clicar nesse botão, um popup (janela) abrirá perguntado qual o endereço que deseja criar o link no texto selecionado.
A Janela “Criar link” será aberta, e com as opções:
- “Inserir URL”: inserir diretamente o link de algum site, ou arquivo hospedado em sites externos.
- “Navegar nos repositórios”: esse botão abrirá o FilePicker (Sistema para fazer upload de arquivos no Moodle) e consequentemente podem ser linkados no texto do editor
- “Abrir em uma nova janela”: esta opção permite configurar se o link quando clicado pelo usuário, vai abrir na mesma janela (substituindo o próprio site Moodle) ou se vai abrir em uma nova aba/janela.
Para finalizar, clique no botão “Criar link” para incluir o link no texto selecionado.
Esse botão só fica acessível quando um texto selecionado no editor tem um link. Ao acionar esse botão, o link será removido do texto.
Ao acionar esse botão, um popup será aberto para seleção da imagem que será disposta no texto.
aO Para incluir a imagem, os campos do popup precisam ser preenchidos:
- “Inserir URL”: é possível incluir uma imagem diretamente de outro site, basta obter a URL da imagem e colar nesse campo. Caso precise fazer upload da imagem para o Moodle, ou mesmo selecionar a imagem no seus diretório de arquivos do Moodle, clique no botão “Navegador em repositórios…” que o FilePicker será aberto.
- “Descreva esta imagem”: esse campo de texto é recomendado preencher para acessibilidade dos usuários, como os deficientes visuais não enxergam a imagem, esse campo servirá para descrever a imagem para eles (tecnicamente esse é o atributo “ALT” da imagem). Caso deseje não incluir o texto descritivo da imagem, selecione a opção “Descrição não necessária”.
- “Tamanho”: ao inserir a imagem, ela será carregada automaticamente dentro do popup para facilitar a visualização de como ela ficará no Moodle. Esse campo serve para configurar o tamanho da imagem, respectivamente, largura e altura (em pixels), e será preenchido automaticamente. Caso deseje alterar o tamanho da imagem, digite valores numéricos nos campos de texto. A opção “Tamanho automático” é bastante útil para não distorcer as imagens, caso selecionado, ao mudar o tamanho da largura, a altura é proporcionalmente calculada, e vice-versa.
- “Alinhamento”: essa lista de opções permite configurar a posição da imagem no texto/parágrafo da qual será inserida.
Para finalizar, clique no botão “Salvar imagem” para incluir a imagem no seu texto.
Botão “Inserir midia”
Essa opção permite inserir qualquer tipo de mídia no texto: vídeos, músicas etc. Ao clicar no botão o popup “Inserir arquivos de mídia“ será aberto para obter a URL da mídia que deseja incorporar no texto.
Caso a mídia esteja publicada na internet, basta colar a URL no campo “Inserir URL”. Caso deseje fazer o upload da mídia, clique no botão “Navegar nos repositórios…”, cabe lembrar que o FilePicker do Moodle será aberto para selecionar a mídia. Em alguns casos o Youtube e outros provedores de mídia podem ser adicionados ao FilePicker para facilitar a inclusão de mídias.
Dependendo da mídia, os filtros do Moodle poderão apresentar a mídia de maneiras diferentes, por exemplo: um vídeo do Youtube, apenas colocando a URL do vídeo, o Moodle entende que é para incorporar o vídeo (embedded) e facilita a disponibilização da mídia para o usuário. Nos casos que não tem filtro, o Moodle fará um link para a mídia.
É a interface de gestão dos arquivos desse editor de texto. É útil para fazer a manutenção dos arquivos que foram utilizados no seu texto, e também poder filtrar os arquivos que estão no contexto desse editor e que não estão sendo utilizados.
Todo os arquivos gerenciados nessa área, são acessíveis na opção “Arquivos incorporados” na ferramento FilePicker do Moodle. Cabe lembrar que os arquivos incorporados são contextuais, então fica disponível somente nesse editor, em outros recursos/ferramentas os arquivos não estarão disponíveis nesta área de arquivos incorporados.
Botão “Sublinhado”
Permite sublinhar o texto selecionado, dando destaque e efeito de link.
Botão “Riscar através” (tachado)
Exibe um risca no centro da palavra, função tachado dos principais editores de texto. Geralmente utilizada para mencionar que foi cancelado, ou sobrescrito.
O texto fica reduzido alinhado ao parte base da linha.
O texto fica reduzido alinhado ao parte do topo da linha.
Botões “Alinhar à Esquerda, Centro, Direita”
Configura o alinhamento do texto selecionado: à esquerda, centralizado ou a direita.
Botões “Diminuir e Aumentar recúo”
Aumenta ou reduz espaçamento lateral esquerdo do texto selecionado.
Inserir equações matemáticas conforme a notação TEX. Ao clicar o editor de equações será aberto.
Para inserir as equações matemáticas, é preciso colocar em formato TeX, para conhecer a sintaxe, clique aqui.
O próprio editor disponibiliza alguns templates de sintaxe, na aba “Avançado” algumas funções estão disponíveis.
Após finalizar a sintaxe da equação no campo “Edite a equação usando TeX”, visualize o resultado final no campo “Prévia da equação” e depois clique em “Salvar equação” para incluir no texto.
Botão “Inserir Caractere”
Caracteres especiais que são dificilmente obtidos por sequências de teclas, podem ser facilmente incluídos por essa interface. Ao clicar no botão um popup apresentará os principais caracteres, é só clicar no caractere desejado que ele será incluído no texto.
Permite incluir tabelas no texto, ao clicar o popup seguinte abrirá.
Os campos a seguir vão configurar a tabela:
- “Legenda”: é o cabeçalho da tabela
- “Definir cabeçalho em”: se a tag <th> que contextualiza o cabeçalho, será renderizada somente nas colunas (<thead>) ou também nas linhas (<tbody>).
- “Número de linhas”: quantidade de linhas da tabela (horizontal).
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- “Número de colunas”: quantidade de colunas da tabela (vertical).
Clique em “Criar tabela” para inserir no texto. Cabe lembrar que depois que criar a tabela, para editar linhas, colunas etc., basta selecionar a tabela e clicar no mesmo botão da barra de ferramentas do editor (botão “Tabela”).
Essa botão limpa toda a formatação do texto configurado no editor, cores, estilos, alinhamentos etc. Geralmente útil ao colar textos de fontes externas, tais como, Word, Excel, Powerpoint.
O botão “Desfazer” desfaz as últimas alterações configuradas no editor de texto. E o botão “Refazer” avança à última configuração que foi desfeita, portanto fica acessível somente se pressionar pelo menos uma vez o botão “Desfazer”.
Botões “Acessibilidade e Leitor de Tela”
Ambos os botões verificam se o texto inserido no editor Atto é compatível com os padrões de acessibilidade e leitores de tela.
Esse botão permite estender a configuração do texto que não foi possível realizar com as ferramentas do editor Atto. É necessário conhecimento em HTML para incluir e manter o código inserido nesse formato de visualização.